Pular para o conteúdo principal

Arte rupestre em discussão na Chapada Diamantina

O Que?

V Seminário de Arte Rupestre da UFBA
III Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre =-ABAR

Quando
23 a 25 de agosto de 2010.

Onde? Lençóis, Bahia, Brasil.

"OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A ARTE RUPESTRE"

O título do evento remete às diferentes aproximações de especialistas e de não especialistas com relação aos locais com pinturas e gravuras rupestres. Efetivamente, neste encontro pretende-se que sejam apresentados novos dados das pesquisas realizadas no Brasil, assim como discutir enfoques conceituais ou metodológicos já utilizados em outros países, que permitam avançar na reflexão sobre esse tipo particular de patrimônio arqueológico.

Por outro lado, em sessões específicas propõe-se analisar o posicionamento da comunidade de não especialistas com relação aos sítios de pinturas e gravuras. Parte-se da premissa que consiste em entender que a relação estabelecida entre os membros das comunidades contemporâneas que se defrontam com os testemunhos de grafismos rupestres não passa unicamente pela questão de preservação dos sítios e de seu entorno. Está vinculada, mais fundamentalmente, à adjudicação de conteúdos significativos que às vezes pouco tem a ver com os resultados dos especialistas, mas que formam parte da justificativa histórica regional. Nesse sentido, admite-se que a noção de patrimônio esteja mais próxima da apropriação feita pelas comunidades de que a classificação técnica dos especialistas.

Fonte: http://www.bahiarqueologica.com/mural_detalhes.asp?cod=16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestras sobre prevenção a incêndios florestais.

Ano após ano, a Chapada Diamantina vem sofrendo com a ocorrência de incêndios florestais em áreas de preservação permanente e propriedades privadas. Com o objetivo de contribuir voluntariamente para que as atividades agrícolas de preparação da terra para o plantio tenham seus impactos minimizados, principalmente pelo uso do fogo como ferramenta de trabalho pelos pequenos agricultores, estaremos realizando palestras no dia 17 de julho de 2010 nas comunidades de Canto e Gameleira no município de Macaúbas/BA. Nestas palestras, discutiremos o uso do fogo, seus danos ao solo, ao meio ambiente e riscos de se transformarem em terríveis incêndios florestais. Os interessados em realização destas palestras, entrem em contato conosco pois teremos imenso prazer em atender.

Economia

Produto Interno Bruto poderá ter nova avaliação. Tramita na Câmara Federal Projeto de Lei 2.900/11 do Deputado Federal Otávio Leite que estabelece o PIB VERDE.    Segundo a proposta  o Brasil deverá "atribuir valor econômico a serviços ambientais  prestados pelos ecossistemas , de modo que esses valores possam ser incorporados à contabilidade do setor produtivo, sendo também utilizados para a nova metodologia de cálculo do PIB, que passaria a ser um indicador conjunto dos processos econômicos, da sustentabilidade ambiental e do bem-estar da sociedade". Disponível em:   http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/208270-PROJETO-CRIA-O-PIB-VERDE-NO-BRASIL.html Para entender melhor a proposta posto o vídeo do indiano Pavan Sukhdev que explica melhor esta forma de cálculo dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas. O vídeo legendado pode ser acessado em: http://video-subtitle.tedcdn.com/talk/podcast/2011G/None/PavanSukhdev_2011G-low-pt-
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!