Pular para o conteúdo principal

Arte rupestre em discussão na Chapada Diamantina

O Que?

V Seminário de Arte Rupestre da UFBA
III Reunião da Associação Brasileira de Arte Rupestre =-ABAR

Quando
23 a 25 de agosto de 2010.

Onde? Lençóis, Bahia, Brasil.

"OS MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE A ARTE RUPESTRE"

O título do evento remete às diferentes aproximações de especialistas e de não especialistas com relação aos locais com pinturas e gravuras rupestres. Efetivamente, neste encontro pretende-se que sejam apresentados novos dados das pesquisas realizadas no Brasil, assim como discutir enfoques conceituais ou metodológicos já utilizados em outros países, que permitam avançar na reflexão sobre esse tipo particular de patrimônio arqueológico.

Por outro lado, em sessões específicas propõe-se analisar o posicionamento da comunidade de não especialistas com relação aos sítios de pinturas e gravuras. Parte-se da premissa que consiste em entender que a relação estabelecida entre os membros das comunidades contemporâneas que se defrontam com os testemunhos de grafismos rupestres não passa unicamente pela questão de preservação dos sítios e de seu entorno. Está vinculada, mais fundamentalmente, à adjudicação de conteúdos significativos que às vezes pouco tem a ver com os resultados dos especialistas, mas que formam parte da justificativa histórica regional. Nesse sentido, admite-se que a noção de patrimônio esteja mais próxima da apropriação feita pelas comunidades de que a classificação técnica dos especialistas.

Fonte: http://www.bahiarqueologica.com/mural_detalhes.asp?cod=16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevenção Contra Incêndio e Pânico na Bahia.

A Bahia conta desde dezembro de 2013 com seu Código de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, a Lei Nº 12.929 de 27 de dezembro de 2013. Esta Lei dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia, cria o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia - FUNEBOM altera a Lei nº 6.896, de 28 de julho de 1995, e dá outras providências. Regulamentando esta Lei, entrou em vigor, em 27 e agosto de 2015 o Decreto Nº 16.302, que tem por objetivo instruir a aplicação da Lei 12.929/2013. O Decreto classifica as edificações quanto ao uso e risco, determina os equipamentos de segurança necessários para a prevenção contra  incêndio e pânico no Estado da Bahia Decreto e Lei objetivam a criação de uma cultura de prevenção no Estado e todo cidadão que desejar construir uma edificação, deverá, antes de iniciar a obra procurar um unidade do Corpo de Bombeiros Militar para que o projeto seja analisado e verificado se está conforme a ...
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!

Macaúbas

A cidade amanheceu em clima de festa. Iniciando o dia com uma alvorada realizada pela Filarmônica N. Srª. Imaculada Conceição, seguida de celebração de missa na Igreja Matriz e oferecimento de um bolo pela prefeitura à população em comemoração aos 178 anos de emancipação política do município.