Pular para o conteúdo principal

Ambientalistas fazem enterro simbólico do Código Florestal


Renata Camargo
Cerca de 50 manifestantes ligados a entidades ambientalistas fizeram hoje (7) um enterro simbólico do Código Florestal brasileiro em frente ao Congresso. A manifestação realizada nesta manhã foi em protesto à aprovação ontem (6) do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que modifica a legislação ambiental. Entre outros pontos, a proposta concede anistia a multas por desmatamento e reduz áreas de preservação ambiental.

Segundo o diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, o enterro simboliza o sepultamento da biodiversidade, da água, do clima e do meio ambiente em geral. “Fizemos um enterro dessa proposta que eles aprovaram ontem, mostrando que, com isso, estamos enterrando também a biodiversidade, a água, o clima. Ficou tão absurda essa proposta, tão dissimulada, que isso vai ajudar a termos mais condições de reagir”, disse Mantovani.

O substitutivo foi aprovado ontem por uma comissão especial. Polêmica, a proposta foi apoiada em peso por parlamentares da bancada ruralista, enquanto entidades representantes da agricultura familiar ficaram divididas e ambientalistas se posicionaram contrários. O texto segue agora para o plenário da Câmara. A matéria precisa também ser votada no Senado e sancionada pelo presidente Lula antes de virar lei. A previsão é que essas votações só ocorram após as eleições de outubro.

Segundo Mantovani, os ambientalistas também irão organizar manifestações em outras cidades. O diretor afirma que a SOS Mata Atlântica tem mobilizações marcadas em Salvador, Recife e Porto Alegre. A intenção, diz o diretor, é mobilizar a sociedade para que haja pressão sobre cada parlamentar contra o Código Florestal. A mobilização sobre os deputados e senadores também ocorrerá por parte da bancada ruralista, que defende o texto aprovado ontem.
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_publicacao=33567&cod_canal=1
Extraída em 07/07/2010, 13:00h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestras sobre prevenção a incêndios florestais.

Ano após ano, a Chapada Diamantina vem sofrendo com a ocorrência de incêndios florestais em áreas de preservação permanente e propriedades privadas. Com o objetivo de contribuir voluntariamente para que as atividades agrícolas de preparação da terra para o plantio tenham seus impactos minimizados, principalmente pelo uso do fogo como ferramenta de trabalho pelos pequenos agricultores, estaremos realizando palestras no dia 17 de julho de 2010 nas comunidades de Canto e Gameleira no município de Macaúbas/BA. Nestas palestras, discutiremos o uso do fogo, seus danos ao solo, ao meio ambiente e riscos de se transformarem em terríveis incêndios florestais. Os interessados em realização destas palestras, entrem em contato conosco pois teremos imenso prazer em atender.

Economia

Produto Interno Bruto poderá ter nova avaliação. Tramita na Câmara Federal Projeto de Lei 2.900/11 do Deputado Federal Otávio Leite que estabelece o PIB VERDE.    Segundo a proposta  o Brasil deverá "atribuir valor econômico a serviços ambientais  prestados pelos ecossistemas , de modo que esses valores possam ser incorporados à contabilidade do setor produtivo, sendo também utilizados para a nova metodologia de cálculo do PIB, que passaria a ser um indicador conjunto dos processos econômicos, da sustentabilidade ambiental e do bem-estar da sociedade". Disponível em:   http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/208270-PROJETO-CRIA-O-PIB-VERDE-NO-BRASIL.html Para entender melhor a proposta posto o vídeo do indiano Pavan Sukhdev que explica melhor esta forma de cálculo dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas. O vídeo legendado pode ser acessado em: http://video-subtitle.tedcdn.com/talk/podcast/2011G/None/PavanSukhdev_2011G-low-pt-
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!