Pular para o conteúdo principal

Ambientalistas fazem enterro simbólico do Código Florestal


Renata Camargo
Cerca de 50 manifestantes ligados a entidades ambientalistas fizeram hoje (7) um enterro simbólico do Código Florestal brasileiro em frente ao Congresso. A manifestação realizada nesta manhã foi em protesto à aprovação ontem (6) do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que modifica a legislação ambiental. Entre outros pontos, a proposta concede anistia a multas por desmatamento e reduz áreas de preservação ambiental.

Segundo o diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, o enterro simboliza o sepultamento da biodiversidade, da água, do clima e do meio ambiente em geral. “Fizemos um enterro dessa proposta que eles aprovaram ontem, mostrando que, com isso, estamos enterrando também a biodiversidade, a água, o clima. Ficou tão absurda essa proposta, tão dissimulada, que isso vai ajudar a termos mais condições de reagir”, disse Mantovani.

O substitutivo foi aprovado ontem por uma comissão especial. Polêmica, a proposta foi apoiada em peso por parlamentares da bancada ruralista, enquanto entidades representantes da agricultura familiar ficaram divididas e ambientalistas se posicionaram contrários. O texto segue agora para o plenário da Câmara. A matéria precisa também ser votada no Senado e sancionada pelo presidente Lula antes de virar lei. A previsão é que essas votações só ocorram após as eleições de outubro.

Segundo Mantovani, os ambientalistas também irão organizar manifestações em outras cidades. O diretor afirma que a SOS Mata Atlântica tem mobilizações marcadas em Salvador, Recife e Porto Alegre. A intenção, diz o diretor, é mobilizar a sociedade para que haja pressão sobre cada parlamentar contra o Código Florestal. A mobilização sobre os deputados e senadores também ocorrerá por parte da bancada ruralista, que defende o texto aprovado ontem.
Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_publicacao=33567&cod_canal=1
Extraída em 07/07/2010, 13:00h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevenção Contra Incêndio e Pânico na Bahia.

A Bahia conta desde dezembro de 2013 com seu Código de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, a Lei Nº 12.929 de 27 de dezembro de 2013. Esta Lei dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia, cria o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia - FUNEBOM altera a Lei nº 6.896, de 28 de julho de 1995, e dá outras providências. Regulamentando esta Lei, entrou em vigor, em 27 e agosto de 2015 o Decreto Nº 16.302, que tem por objetivo instruir a aplicação da Lei 12.929/2013. O Decreto classifica as edificações quanto ao uso e risco, determina os equipamentos de segurança necessários para a prevenção contra  incêndio e pânico no Estado da Bahia Decreto e Lei objetivam a criação de uma cultura de prevenção no Estado e todo cidadão que desejar construir uma edificação, deverá, antes de iniciar a obra procurar um unidade do Corpo de Bombeiros Militar para que o projeto seja analisado e verificado se está conforme a ...
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!

Macaúbas

A cidade amanheceu em clima de festa. Iniciando o dia com uma alvorada realizada pela Filarmônica N. Srª. Imaculada Conceição, seguida de celebração de missa na Igreja Matriz e oferecimento de um bolo pela prefeitura à população em comemoração aos 178 anos de emancipação política do município.