Pular para o conteúdo principal

Chapada Diamantina unida para combater os incêndios florestais


A reunião de trabalho, realizada no município de Andaraí na terça-feira (13) e que marcou o início das ações este ano, contou com a participação de nove das dez prefeituras conveniadas no semestre passado para atuar no monitoramento e combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina.

Ficou definida a criação de uma base da Defesa Civil Estadual na região para apoiar os brigadistas e envolvidos no combate ao fogo. A base vai atuar oferecendo aos combatentes segurança e condições para a atividade, com apoio na área de saúde, equipamentos e outras necessidades.

Serão investidos pelo Estado R$ 224,6 mil, além de R$ 28,7 mil de contrapartida dos municípios proponentes.

Outros municípios podem entrar no processo de combate, de acordo com a apresentação do relatório e plano de trabalho.

Para isso, é preciso criar as brigadas voluntárias, que serão parceiras em todas as etapas previstas, o que significa mais de 500 homens e mulheres preparados e diretamente envolvidos nesta causa. O plano de ações é da Sedes e conta com o apoio da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD) e de órgãos estaduais e municipais.

Será criada uma central na Chapada Diamantina, onde vai haver o monitoramento feito pela Cordec junto com o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o Instituto do Meio Ambiente (Ima), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Também será firmado um termo de compromisso com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) para podermos implantar um sistema de comunicação na Chapada e garantir a contratação das aeronaves, se for necessário”, disse Rodrigues.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy6_of_01/14/governo-intensifica-combate-aos-incendios-florestais-na-chapada-diamantina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestras sobre prevenção a incêndios florestais.

Ano após ano, a Chapada Diamantina vem sofrendo com a ocorrência de incêndios florestais em áreas de preservação permanente e propriedades privadas. Com o objetivo de contribuir voluntariamente para que as atividades agrícolas de preparação da terra para o plantio tenham seus impactos minimizados, principalmente pelo uso do fogo como ferramenta de trabalho pelos pequenos agricultores, estaremos realizando palestras no dia 17 de julho de 2010 nas comunidades de Canto e Gameleira no município de Macaúbas/BA. Nestas palestras, discutiremos o uso do fogo, seus danos ao solo, ao meio ambiente e riscos de se transformarem em terríveis incêndios florestais. Os interessados em realização destas palestras, entrem em contato conosco pois teremos imenso prazer em atender.

Economia

Produto Interno Bruto poderá ter nova avaliação. Tramita na Câmara Federal Projeto de Lei 2.900/11 do Deputado Federal Otávio Leite que estabelece o PIB VERDE.    Segundo a proposta  o Brasil deverá "atribuir valor econômico a serviços ambientais  prestados pelos ecossistemas , de modo que esses valores possam ser incorporados à contabilidade do setor produtivo, sendo também utilizados para a nova metodologia de cálculo do PIB, que passaria a ser um indicador conjunto dos processos econômicos, da sustentabilidade ambiental e do bem-estar da sociedade". Disponível em:   http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/208270-PROJETO-CRIA-O-PIB-VERDE-NO-BRASIL.html Para entender melhor a proposta posto o vídeo do indiano Pavan Sukhdev que explica melhor esta forma de cálculo dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas. O vídeo legendado pode ser acessado em: http://video-subtitle.tedcdn.com/talk/podcast/2011G/None/PavanSukhdev_2011G-low-pt-
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!