Pular para o conteúdo principal

Chapada Diamantina unida para combater os incêndios florestais


A reunião de trabalho, realizada no município de Andaraí na terça-feira (13) e que marcou o início das ações este ano, contou com a participação de nove das dez prefeituras conveniadas no semestre passado para atuar no monitoramento e combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina.

Ficou definida a criação de uma base da Defesa Civil Estadual na região para apoiar os brigadistas e envolvidos no combate ao fogo. A base vai atuar oferecendo aos combatentes segurança e condições para a atividade, com apoio na área de saúde, equipamentos e outras necessidades.

Serão investidos pelo Estado R$ 224,6 mil, além de R$ 28,7 mil de contrapartida dos municípios proponentes.

Outros municípios podem entrar no processo de combate, de acordo com a apresentação do relatório e plano de trabalho.

Para isso, é preciso criar as brigadas voluntárias, que serão parceiras em todas as etapas previstas, o que significa mais de 500 homens e mulheres preparados e diretamente envolvidos nesta causa. O plano de ações é da Sedes e conta com o apoio da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD) e de órgãos estaduais e municipais.

Será criada uma central na Chapada Diamantina, onde vai haver o monitoramento feito pela Cordec junto com o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), o Instituto do Meio Ambiente (Ima), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Também será firmado um termo de compromisso com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) para podermos implantar um sistema de comunicação na Chapada e garantir a contratação das aeronaves, se for necessário”, disse Rodrigues.

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2010/copy6_of_01/14/governo-intensifica-combate-aos-incendios-florestais-na-chapada-diamantina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevenção Contra Incêndio e Pânico na Bahia.

A Bahia conta desde dezembro de 2013 com seu Código de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, a Lei Nº 12.929 de 27 de dezembro de 2013. Esta Lei dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia, cria o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia - FUNEBOM altera a Lei nº 6.896, de 28 de julho de 1995, e dá outras providências. Regulamentando esta Lei, entrou em vigor, em 27 e agosto de 2015 o Decreto Nº 16.302, que tem por objetivo instruir a aplicação da Lei 12.929/2013. O Decreto classifica as edificações quanto ao uso e risco, determina os equipamentos de segurança necessários para a prevenção contra  incêndio e pânico no Estado da Bahia Decreto e Lei objetivam a criação de uma cultura de prevenção no Estado e todo cidadão que desejar construir uma edificação, deverá, antes de iniciar a obra procurar um unidade do Corpo de Bombeiros Militar para que o projeto seja analisado e verificado se está conforme a ...
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!

Macaúbas

A cidade amanheceu em clima de festa. Iniciando o dia com uma alvorada realizada pela Filarmônica N. Srª. Imaculada Conceição, seguida de celebração de missa na Igreja Matriz e oferecimento de um bolo pela prefeitura à população em comemoração aos 178 anos de emancipação política do município.