Pular para o conteúdo principal

Guia e turista resgatados na Chapada Diamantina



Na noite do dia 9 de julho o 11º Grupamento de Bombeiros em Lençóis foi informado de que um guia e um turista havia escalado o Morro do Camelo, uma das mais belas paisagens da Chapada Diamantina e não conseguiram descer. Como não poderia ser feita escalada à noite, devido aos riscos da empreitada e a chuva torrencial que caía na região os dois tiveram que pernoitar no Morro.

No dia 10 foi enviada uma equipe com três Bombeiros para fazer o resgate dos aventureiros. Os Bombeiros, após difícil escalada no paredão da face oeste do Morro do Camelo encontraram as vítimas, que se encontravam com frio, fome e bastante sede. Tentaram fazer uma descida por rappel controlado numa parede de 150m, e tiveram que abortar a operação em razão de que o turista sentira-se mal durante a descida, quando passou a sentir fobia de altura.
Bombeiros e aventureiros, pernoitaram na noite de 10 para 11 de julho quando foi solicitado o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA que realizou na manhã de ontem o resgate dos aventureiros e bombeiros com o helicóptero Guardião 02, Pilotado pelos Capitães PM Wolney e Aragão, tripulantes operacionais os Sargentos PM Jurandy e Mamédio, sendo a equipe de solo composta pelos Sargento BM Uirlei e Soldados BM Vivaldo e Vieira.

O 11º Grupamento de Bombeiros/Lençóis informa que não existem trilhas para acesso ao cume do Morro do Camelo, e não é um local adequado para passeios e a escalada e muito perigosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prevenção Contra Incêndio e Pânico na Bahia.

A Bahia conta desde dezembro de 2013 com seu Código de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, a Lei Nº 12.929 de 27 de dezembro de 2013. Esta Lei dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia, cria o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia - FUNEBOM altera a Lei nº 6.896, de 28 de julho de 1995, e dá outras providências. Regulamentando esta Lei, entrou em vigor, em 27 e agosto de 2015 o Decreto Nº 16.302, que tem por objetivo instruir a aplicação da Lei 12.929/2013. O Decreto classifica as edificações quanto ao uso e risco, determina os equipamentos de segurança necessários para a prevenção contra  incêndio e pânico no Estado da Bahia Decreto e Lei objetivam a criação de uma cultura de prevenção no Estado e todo cidadão que desejar construir uma edificação, deverá, antes de iniciar a obra procurar um unidade do Corpo de Bombeiros Militar para que o projeto seja analisado e verificado se está conforme a ...
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!

Macaúbas

A cidade amanheceu em clima de festa. Iniciando o dia com uma alvorada realizada pela Filarmônica N. Srª. Imaculada Conceição, seguida de celebração de missa na Igreja Matriz e oferecimento de um bolo pela prefeitura à população em comemoração aos 178 anos de emancipação política do município.