Pular para o conteúdo principal

Guia e turista resgatados na Chapada Diamantina



Na noite do dia 9 de julho o 11º Grupamento de Bombeiros em Lençóis foi informado de que um guia e um turista havia escalado o Morro do Camelo, uma das mais belas paisagens da Chapada Diamantina e não conseguiram descer. Como não poderia ser feita escalada à noite, devido aos riscos da empreitada e a chuva torrencial que caía na região os dois tiveram que pernoitar no Morro.

No dia 10 foi enviada uma equipe com três Bombeiros para fazer o resgate dos aventureiros. Os Bombeiros, após difícil escalada no paredão da face oeste do Morro do Camelo encontraram as vítimas, que se encontravam com frio, fome e bastante sede. Tentaram fazer uma descida por rappel controlado numa parede de 150m, e tiveram que abortar a operação em razão de que o turista sentira-se mal durante a descida, quando passou a sentir fobia de altura.
Bombeiros e aventureiros, pernoitaram na noite de 10 para 11 de julho quando foi solicitado o apoio do Grupamento Aéreo da PMBA que realizou na manhã de ontem o resgate dos aventureiros e bombeiros com o helicóptero Guardião 02, Pilotado pelos Capitães PM Wolney e Aragão, tripulantes operacionais os Sargentos PM Jurandy e Mamédio, sendo a equipe de solo composta pelos Sargento BM Uirlei e Soldados BM Vivaldo e Vieira.

O 11º Grupamento de Bombeiros/Lençóis informa que não existem trilhas para acesso ao cume do Morro do Camelo, e não é um local adequado para passeios e a escalada e muito perigosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestras sobre prevenção a incêndios florestais.

Ano após ano, a Chapada Diamantina vem sofrendo com a ocorrência de incêndios florestais em áreas de preservação permanente e propriedades privadas. Com o objetivo de contribuir voluntariamente para que as atividades agrícolas de preparação da terra para o plantio tenham seus impactos minimizados, principalmente pelo uso do fogo como ferramenta de trabalho pelos pequenos agricultores, estaremos realizando palestras no dia 17 de julho de 2010 nas comunidades de Canto e Gameleira no município de Macaúbas/BA. Nestas palestras, discutiremos o uso do fogo, seus danos ao solo, ao meio ambiente e riscos de se transformarem em terríveis incêndios florestais. Os interessados em realização destas palestras, entrem em contato conosco pois teremos imenso prazer em atender.

Economia

Produto Interno Bruto poderá ter nova avaliação. Tramita na Câmara Federal Projeto de Lei 2.900/11 do Deputado Federal Otávio Leite que estabelece o PIB VERDE.    Segundo a proposta  o Brasil deverá "atribuir valor econômico a serviços ambientais  prestados pelos ecossistemas , de modo que esses valores possam ser incorporados à contabilidade do setor produtivo, sendo também utilizados para a nova metodologia de cálculo do PIB, que passaria a ser um indicador conjunto dos processos econômicos, da sustentabilidade ambiental e do bem-estar da sociedade". Disponível em:   http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/208270-PROJETO-CRIA-O-PIB-VERDE-NO-BRASIL.html Para entender melhor a proposta posto o vídeo do indiano Pavan Sukhdev que explica melhor esta forma de cálculo dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas. O vídeo legendado pode ser acessado em: http://video-subtitle.tedcdn.com/talk/podcast/2011G/None/PavanSukhdev_2011G-low-pt-
História O Jornalista Renato Luis Bandeira, uma dos maiores pesquisadores sobre o "Coronelismo" na Chapada Diamantina, Lançará no dia 18 de abril às 19:00h, na Livraria Cultura do Shopping Salvador o seu novo livro "A Guerra dos Coronéis e os Garimpos na Chapada Diamantina". Além do lançamento do livro, o Jornalista participará da Edição do dia 17 de abril do TV Revista na TV Educativa, canal 2. Recomendo assistirem a entrevista, pois, o Renato certamente nos enriquecerá com muitas informações sobre o assunto. Depois de Valfrido Morais, Renato é o maior conhecedor da história dos Coronéis!